Graziela Rodrigues

Coordenadora do Grupo de Pesquisa

Diretora Artística

Professora Titular (MS-6) aposentada da Universidade Estadual de Campinas UNICAMP, onde atuou na

Graduação em Dança e no Programa de Pós-graduação Artes da Cena. Criadora do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança: pesquisa e criação em dança, dança do Brasil, Imagem Corporal, Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI).

De 1967 a 1987 teve extensa formação e atuação artística em Dança e Teatro no Ballet Teatro Minas (Studio Ana Pavlova), no Ballet Stagium e no Teatro Vento Forte dentre outros centros de referência do Brasil e da Europa. Diretora e Coreógrafa do Grupo de Dança da Associação Hebraica de São Paulo de 1976 a 1977, criando o espetáculo que representou o Brasil nas Macabíadas em Israel. Bailarina da Companhia de José Ruiz Navarro e Alfonso Nadal, Madri - Espanha, 1977. Fundadora e Diretora da Ensaio Teatro e Dança, Escola e Produtora de Espetáculos, Brasília, 1979 à 1981. Autora, Roteirista, Coreógrafa, Atriz, Bailarina e Circense de espetáculos com produção independente,1980 a 1986, tendo recebido farta crítica especializada e indicações de prêmios tais como APETESP de Teatro - Categoria Melhor coreógrafa pelo espetáculo Caminhadas (1985).

 

Ingressou na UNICAMP em 1987, tendo contribuído para a efetivação do curso de Dança. Foi coordenadora do curso de Graduação, faz parte do Conselho Departamental, da comissão de Graduação e é responsável pelas provas de aptidão em dança há várias gestões.

De 1995 a 2002 realizou a Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Psicologia pela Universidade São Francisco.  Em 2003 defendeu o Doutorado em Artes na Universidade Estadual de Campinas.

Pela pesquisa desenvolvida, recebeu as seguintes indicações de prêmios: Troféu Mambembe Pesquisa em Dança (FUNARTE) em 1996; Indicação Institucional da Universidade Estadual de Campinas para o Prêmio Moinho Santista de Dança no ano de 2003 e para o Prêmio Jorge Amado de Literatura e Arte em 2005 pelo Governo do Estado da Bahia. Recebeu o Prêmio Tempo Vento Forte em 2005.

Dentre as inúmeras publicações, livros, artigos, capítulos de livros destaca-se: Bailarino-Pesquisador-Intérprete. 3. ed. Lauro de Freitas: Solisluna Design Editora, 2016. 182 p. e Dancer-Researcher-Performer: a learning process. 1. ed. Frankfurt: Peter Lang Edition, 2016. 224 p.

Coordena o Núcleo BPI e o Grupo de Pesquisa Bailarino-Pesquisador-Intérprete e dança do Brasil (CNPq) numa integração da prática com a teoria.